segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mudança requer novidade

O título infelizmente não é tão óbvio pra algumas pessoas.

Poucos são capazes de entender que é impossível mudar o mundo utilizando os mesmos métodos de anos atrás. A verdade é que crescemos ouvindo falar de vitória e coisa boa, sabemos que em tipo que está ganhando não devemos tocar, mas não lembramos de inverter completamente essa frase quando ao invés de estar vencendo, o oposto está acontecendo. Somos ignorantes, talvez seja culpa da religião que nos ensinou a sermos perseverantes e acreditarmos que seres humanos são capazes de mudar, ou talvez seja o contrário que prevaleça, e não confiamos no novo, mesmo que ele seja a solução. É isso! Temos medo das novidades, preferimos encarar o velho à desafiar o novo.

Nos relacionamentos, no trabalho, na educação, na política, em cada área das nossas vidas ignoramos a novidade benéfica e nos abraçamos a velhice maléfica. Não somos adeptos ao caos, apenas somos dependentes das antiguidades. Poderíamos colecionar relógios, carros, miniaturas antigas mas preferimos colecionar o que nos faz mal, o que nos fere. E a nossa ignorância tem um pacto com o nosso egoísmo no momento em que permitimos ou em muito dos casos obrigamos que todos ao nosso redor compartilhe das mesmas consequências negativas da nossa opção pelo velho. 

Somos o povo que reclama das atitudes e da posição dos jovens na sociedade, e ao mesmo tempo ignoramos as virtudes deles. Somos condenados a velhice quando poderíamos optar pela juventude. No mundo todo os jovens se levantam para mudar e melhorar o lugar onde vivem, e muita das vezes são ignorados. Triste mundo onde o jovem não é levado a sério, e os velhos métodos burros são nossa religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe!