quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estudar é uma ilusão

Já passou o tempo em que ser músico, jogador de futebol, ou um ídolo qualquer era um sonho para poucos, uma ilusão. Pais temiam que os filhos se dedicassem ao seu talento e deixassem o estudo de lado. Esses tempos acabaram, e esses humanos estão em extinção. E não dá pra discutir, não da pra retomar o antigo caminho. Somos a geração que investe na mídia, mais do que investimos na educação, pagamos jogadores de futebol infinitamente melhor do que pagamos os nossos professores.

Não dá pra competir!
É injusto, cruel e está fora de cogitação iniciar uma guerra pela educação, quem tenta é conhecido como vagabundo, traidor da pátria e de toda a sociedade. Ser alguém na vida não depende de graduações, pós graduações, mestrados e etc, apenas depende de uma palavra que contraria a todos os estudos e cospe na cara da educação: Sorte! O lugar certo, a hora certa, e o jeito certo de fato não é em uma faculdade, durante o período onde meninos e meninas se tornam adultos, estudando pra conquistar a vida através de seus esforços intelectuais. É difícil compreender isso agora, mas talvez em alguns anos, quando ficarmos conhecido como o povo que desprezou a escola, e a educação voltou a ser benefícios de poucos sendo ensinada apenas em magistérios, em lugares secretos, sendo mérito apenas dos filhos de quem teve sorte no passado, talvez nesse momento tudo fique mais claro, mesmo que tarde.

É decepcionante acompanhar essa realidade sendo um estudante, é um martírio ver o povo aplaudir o sonho da menina que quer ser dançarina de funk. Quantas crianças terminam o ensino médio por simples falta de opção? Quantos jovens completam a faculdade apenas para manter uma vida medíocre?

Não, não há inveja na minha opinião, há vergonha. Vergonha de crescer ouvindo sobre como agir na escola, sobre o que fazer na faculdade, sobre ser alguém na vida. É lamentável que aqueles que cuidam da educação dos nossos filhos não sejam valorizados, e é ainda mais ver quem escolhe o caminho da educação sendo visto e tratado como um porco. Quem passa a vida buscando novos caminhos para as idéias é conhecido como a escória da sociedade, enquanto quem prostitui o talento é visto como herói mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe!