domingo, 22 de maio de 2011

Só sei que nada sei.

Uma das frases mais ouvida em todo o mundo, foi citada por Sócrates, quando questionado sobre o que ele conhecia. Com essa citação, sócrates apresentou o que de fato a filosofia e os filósofos devem fazer. Mesmo sendo dogmático em uma série de coisas, ele sempre tinha uma linha de pensamento particular, baseada naquilo com que ele tinha uma relaçãod e conhecimento.

Ao declarar que o único conhecimento que tinha era que não tinha conhecimento nenhum, Sócrates abriu as portas para novos pensamentos, para novos entendimentos, para conhecer o próprio conhecimento. O interessante é que ele tinha respeito, era como um mentor e professor para muitos, porém ele sabia que por mais que tivesse estudado e questionado a vida inteira, haviam duas coisas que ele não havia posto a prova: Seu conhecimento, e sua razão.

Apenas conhecemos de Sócrates aquilo citado por Platão, mas dessa frase abre-se novas fronteiras de conhecimento, e novos filósofos. Enquanto a filosofia que tinha como objetivo questionar, mantinha alguns principios dogmáticos, o que definia os filósofos da elite e os filósofos de bar, Sócrates mostra que quem declara saber tudo ou muita coisa, apenas segue a dogmas, pois criticar de fato, é criticar até chegar além de um bom senso, pois o bom senso é um passo de satisfação, mas não é o ápice do conhecimento.

De fato existe uma verdade absoluta, mas cabe a nós meros mortais, manter-se ao máximo imparcial em relação as coisas, para que seja possível estabelecer uma relação de conhecimento entre nós e a nossa razão. Quando acreditar que sabe demais, reveja seus conceitos, e repense suas opniões.

Lembrando que o oráculo de Delfos anunciou Sócrates como homem mais inteligente da época, e como a célebre frase dele era uma duvida sobre seu conhecimento, muitas estranharam essa contradição, mas nós como seres pensantes entendemos que essa informação se completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe!