domingo, 22 de maio de 2011

6 filmes com estrutura filosófica

A filosofia está presente em todos os lugares, porém conquistar as pessoas para ela, não é uma tarefa simples, por isso algumas pessoas estimulam o homem a pensar através daquilo que tem se tornado cada vez mais presente na vida do homem, a tecnologia. Uma forte ferramenta para isso foi o cinema, que conquistou as pessoas por um filme atraente e interessante, e plantou uma pequena semente na mente de cada um, então... vamos a alguns dos filmes:

1- O nome da Rosa
O enredo de O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Com ares de Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano William de Baskerville, assessorado pelo noviço Adso de Melk, vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, até que desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas,obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média, como é a obra risona criada por Eco e atribuída romantescamente à Aristóteles.

2- Lutero
Inconformado com a situação da igreja católica, que diante da bíblia não se apresentava como de fato a igreja de Deus. Lutero, que tinha se tornado monge, e padre católico, desiste de tudo em troca do conhecimento. O reformador Lutero foi responsável pela reforma protestante que deu origem a Igreja Luterana, e origem a outros reformadores com suas teologias.

3- Joana D'arc



Criada como a maioria das mulheres, que eram formadas para serem donas de casa, Joana D'arc aos 13 anos não sabia nem ler, até que ouvindo vozes, ela começou a questionar sobre política, religião e sociedade. O filme também retrata a teoria do conhecimento, que fez parte da vida de Joana D'arc.

4- Frankenstein de Mary Shelley
Cientistas criam um monstro, criado por partes de outros homens, incluindo membros, orgãos e etc. Acredita-se que esse seja um processo de socialização, onde o ser adquire conhecimentos, manias e idéias de outras pessoas. No filme também vemos que por ser um ser feio e horroroso, as pessoas tendem a ignora-lo, afasta-lo e se virarem contra ele, sendo isso baseado na teoria de que o homem não nasce sendo mal, egoísta e etc, mas com o processo de socialização e discriminação da sociedade, ele tende-se a se tornar um monstro.


5- Efeito Borboleta
Esse filme nos leva a uma reflexão filosófica muito interessante.
Suponha que isso fosse possível: à você é dado duas opções: contemplar o seu futuro ou modificar o seu passado, o que você iria escolher ?



Se você consegue ir ao Futuro e voltar ao Presente sua luta para modifica-lo remeteria voce ao próprio Futuro e com isso voce deixa de viver o Presente. Mas se consegue voltar ao Passado e modificá-lo quem te garante que o resultado no Presente será como você deseja?

6- Trilogia Matrix



1- Matrix pra eles no filme é o mundo sensível para nós.

2 - Os parelelos são pelo fato de Sócrates e Neo terem algo em comum, esse semenhaça entre eles é o fato de Sócrates seguir a seguinte postulação; "Passar do acidental para o essencial; da opinião á verdade; da aparencia a idéia." e Neo querer modificar a ideia de alguns que se encontram presos, digamos na caverna, para sair do mundo sensível para o inteligível.

3- Essa luta para se libertar das prisões é uma luta mental, racional, por que é uma luta ligada a idéia, a essência da verdade.


Se o contrário de Real é Irreal, qual é o contrário de Virtual?
Agora, assistam esses filmes com outros olhos, com olhares filosóficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe!