domingo, 24 de abril de 2011

Pensar é...

Procurei formas para definir o quanto é bom e importante pensar, históricamente falando, desde sempre o pensamento tomou forma e cor, invadindo governos, religiões e corações. Se hoje a sociedade evoluiu ao ponto que está, é porque desde antigamente alguém se prontificou a pensar em relação a algo ou alguém.

Não posso definir como bom, algo que tomou governos bons e os transformou em ótimo. Não posso definir como ótimo algo que superou as fronteiras ótimas para alcançar algo excelente. Não posso definir como excelente algo que transformou a religião ótima em uma vida incrível. Não posso definir como incrível algo que transformou a justiça em amor, e a guerra em paz. O pensar, assim como o amar, leva a sociedade a romper limites incríveis, desde Adão e Eva, ou se preferir desde os macacos. Se não fosse a necessidade de pensar e de transformar as coisas, a sociedade continuaria primitiva e incompleta (não que hoje sejamos perfeitos).

Em campos de diplomacia, amizade, casamentos e relacionamentos em geral, o pensamento é sempre quem está na frente, mas quem pensa buscará o que esses relacionamentos podem trazer, e quem não pensa encontrará um falso relacionamento.

Em campos religiosos, homens matavam, roubavam e sacrificavam em nome de Deus, até que surgiu um homem que mostrou o caminho, a verdade e a vida, ensinou as pessoas a ouvirem a voz do coração, e a viverem acima de tudo, mostrando assim que ela tem uma razão.

Em campos filosóficos, o pensar predomina, foi graças a necessidade e a vontade de pensar, criticar e mudar, que os pensamentos das pessoas de hoje são metamórficos conforme a necessidade do dia e da vida.

Ainda perdemos muitas pessoas por simplismente não pensarem, mas como um bom filósofo de bar, espero que algumas pessoas venham ver a importância do pensar durante o dia-a-dia e a noite-a-noite, como preferir.

Pensar não é bom, nem ótimo, nem excelente, nem incrível nem perfeito, algo que fez homens mudarem do absolutismo pra democracia, da lei para a graça, da água pro vinho, não merece definição... Pensar simnplismente é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe!